O dia 4 de setembro foi estabelecido pela World Association for Sexual Health (WAS) para celebrar o Dia Mundial da Saúde Sexual. Criada em 2010, a proposta surgiu para promover uma maior consciência social sobre a saúde sexual ao redor do mundo.
Em 2014, o tema é “O bem-estar da sexualidade”. A temática se ampara na definição da Organização Mundial de Saúde (OMS) para saúde sexual: “um estado físico, emocional, mental e social de bem-estar; não é apenas a ausência de doenças ou disfunções. A saúde sexual inclui uma vivência positiva e respeitosa da sexualidade e das relações sexuais, assim como a possibilidade de ter experiência sexuais prazerosas, livres de coerção, discriminação e violência. Para que a saúde sexual seja obtida e mantida, os direitos sexuais de uma pessoa devem ser respeitados, protegidos e satisfeitos”.
O Brasil e mais 34 países celebram o Dia Mundial da Saúde Sexual. A propositora WAS sugere que a comemoração ocorra de forma a garantir que as questões de saúde sexual sejam amplamente discutidas pela sociedade. Os debates podem ser levados a escolas, livrarias, praças públicas, teatros, organizações ligadas à saúde e mídias.
A WAS também recomenda que sejam realizadas pesquisas nas quais as populações sejam convidadas a avaliar sua saúde sexual a partir de questionários.
A orientação é que a saúde sexual individual e coletiva seja avaliada a partir da definição da OMS que não está centrada em problemas biológicos ou doenças.
Em 2010, o tema do Dia Mundial da Saúde Sexual foi: “Vamos conversar sobre isso”; em 2011, o alvo foi a sexualidade dos jovens; em 2012 tratou-se de diversidade sexual e em 2013 o tema foi “Para alcançar sua saúde sexual, enxergue você mesmo como dono dos seus direitos sexuais”.
Referência:
World Association for Sexual Health (WAS)
http://www.worldsexology.org/news/world-sexual-health-day
Tags:saúde sexual, World Association for Sexual Health (WAS)